ILHA DOS MARINHEIROS
A Ilha dos Marinheiros é um lugar mágico que reserva diversas belezas naturais aliadas a uma fascinante riqueza cultural. Colonizada pelos Portugueses, que chegaram à Ilha em 1937, sua principal característica é a preservação dos valores herdados pela cultura portuguesa. Considerada um patrimônio da Cidade do Rio Grande, localizada no extremo sul do Brasil, a Ilha dos Marinheiros é a maior ilha da Lagoa dos Patos.
A maioria da população que vive na Ilha é composta de idosos e crianças. Conforme o Censo Demográfico de 2000, lá vivem aproximadamente 350 famílias que ficam divididas nas quatro regiões pelas quais a ilha dos marinheiros é composta: Bandeirinhas, Porto Rey, Marambaia e Fundos da Ilha.
Festas típicas, religiosas e sociais, são frequentemente realizadas na Ilha, ocasião em que o local torna-se pequeno devido a grande quantidade de visitantes, geralmente moradores de Rio Grande, os quais prestigiam as festividades que sempre contagiam a população da Ilha dos Marinheiros de alegria. É do plantio de hortifrutigranjeiros, flores, atividades artesanais, como a pesca e a produção da famosa e deliciosa Jeropiga/Juropiga que vivem os habitantes da Ilha. Além da produção de cestos de vime, barcos, aves em miniatura entre outras belezas artesanais, que lembram a Ilha, fabricadas pelos moradores.
Dentre as inúmeras belezas que encantam a todos aqueles que visitam esse local fantástico são as belas e grandes dunas que estão presentes em vários pontos da Ilha, porém, as dunas existentes no Porto Rey, são as que mais fascinam devido a bela paisagem que pode ser contemplada do alto dessas dunas. É possível visualizar de maneira perfeita o cais do porto velho e o centro da cidade do Rio Grande, além do belo pôr do sol que se torna ainda mais bonito visto do topo das dunas.
Em 1845 a Ilha teve o prazer de receber um ilustre visitante que por vontade própria quis conhecer a Ilha dos Marinheiros. A casa em que Dom Pedro II ficou hospedado lá permanece até hoje, no entanto em ruínas. Totalmente ligados a cultura portuguesa, os habitantes da Ilha, tem orgulho do lugar em que vivem e a grande maioria não manifesta desejo algum de sair daquela localidade. Um outro aspecto que chama a atenção nos moradores da Ilha, além da preservação dos costumes antigos, é a receptividade com que eles acolhem a todos que se aproximam e se interessam pela história da Ilha dos Marinheiros.
COMO CHEGAR:
Hoje, o trajeto à Ilha dos Marinheiros é bem mais acessível do que há alguns anos atrás. Até o inicio dos anos 90, a Ilha era isolada uma via viária, onde o trajeto poderia ser feito apenas pela via viária que liga a Vila da Quinta a Ilha dos Marinheiros, através de uma pequena balsa, ou então através de pequenos barcos que fazem a travessia do porto do Rio Grande até a Ilha. Por isso, em 2004 foi concluída a tão esperada ponte, possibilitando assim, o tráfego de ônibus e caminhões que antes não era possível ser feito, facilitando então, o trabalho dos moradores que transportam frequentemente seus hortifrutigranjeiros para o centro de Rio Grande e o trajeto dos “turistas” que manifestam o desejo de conhecer essa maravilha que faz parte da cidade do Rio Grande.
Nádia Fontes
Acadêmica de Jornalismo
|