levantamento da Costa Sul entre a barra do porto do Rio Grande e o Arroio Chuí, introduziu processos que vieram trazer a modernização dos levantamentos hidrográficos dos métodos de cartografia náutica, assumiu os mais importantes cargos na Carreira Naval e no sul do País foi o Delegado da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. No ciclo de Almirante, comandou o 1º Distrito no Rio de Janeiro, foi o Diretor-Geral de Material da Marinha, presidiu o Clube Naval, tendo sido empossado no Cargo de Ministro da Marinha no período de 15 março de 1979 a 22 de março de 1984.
E é nesse relevante cargo que teve a iniciativa, e mesmo a tomada da decisão, em notáveis realizações das quais destacam-se:
- transferência do 5ºDistrito Naval da cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, para a cidade do Rio Grande, em 1983;
criação do Comando Naval de Manaus;
transformação do projeto Cabo Frio em Instituto Nacional para os Estudos do Mar – Almirante PAULO MOREIRA – IEAPM;
implementação do Programa Nuclear da Marinha, com reflexos no desenvolvimento da comunidade científica e no progresso do Brasil;
participação da Mulher nas Forças Armadas, com a criação do Corpo Feminino;
decisão da construção no Brasil de submarinos convencionais;
dinamização da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR), quando incrementou um melhor e mais estreito relacionamento da Marinha com os Amigos da Marinha, incentivando-os a divulgar em seu meio a importância do Poder Naval para o País e a serem sentinelas avançadas da Marinha com a responsabilidade, afetuosa e livremente assumida, de defendê-la e engrandece-la.
No comando das mais antiga instituição militar brasileira, soube fazê-lo com probidade e eficiência, e, que, sobretudo, soube compreender o sentido, a beleza e a importância da amizade, da fraternidade e da união para a construção de uma verdadeira sociedade democrática.
Em 1984 foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande.
O Almirante MAXIMIANO faleceu dia 09 de abril de 1998, no Rio de Janeiro.
Ao Almirante MAXIMIANO, ajustam-se as palavras de Platão: " A habilidade é o talento de ver exatamente o fim de cada coisa". E isso ele revelava quando a maioria das pessoas em sua volta não via e, depois, aplaudia os fins alcançados.
A história já começou a registrar a brilhante e generosa vida do Almirante MAXIMIANO FONSECA e sua contribuição para erguer nossa Nação à grandeza.
E aqui no Rio Grande já começamos a fazer o primeiro registro: na avenida em que se escoa toda a exportação / importação do Rio Grande do Sul estará presente o nome "Avenida Almirante MAXIMIANO FONSECA.
FONTE: Site Soamar - Sociedade Amigos da Marinha.
EQUIPE RIO GRANDE EM FOTOS - www.riograndeemfotos.fot.br
|
|