FESTAS JUNINAS NO RIO GRANDE DO SUL E NA TRADIÇÃO
Festas juninas: festas de alegria! Atingem os sentimentos do povo em suas manifestações
de crença e contentamento de corações.
O Ciclo Junino inicia dia 13 e termina dia 29 de junho, tem início no dia de Santo
Antonio dia 13 de junho, o outro santo festejado é São João no dia 24 de junho assinala no hemisfério sul o solstício de inverno, é o dia mais curto do ano e a noite mais longa, e no dia 29 festeja-se São Pedro Padroeiro da cidade do Rio Grande e São Paulo.
Terno Junino – é um grupo de pessoas que a noite saem nas casas do povoado, anunciando
o dia da grande festa de: Santo Antonio, São João, São Pedro e São Paulo, são cantorias populares que vai de pai para filho, e na chegada recebem do dono da casa doces e bebidas.
A s festas normalmente acontecem na véspera, com fogueiras específicas de cada Santos, brincadeiras e muitas adivinhações.
O mastro é colocado na frente da Igreja/Escola/Casa com a bandeira do santo que for
festejado, é fincada uma semana antes com a realização de resas e pedidos, este mastro só é retirado quando a bandeira estiver rota. O Santo Antonio é representado por lírios; São João por um Cordeiro e/ou uma concha; e São Pedro por duas chaves, esta bandeira cada ano é feita por uma pessoa, diz a lenda que quando a bandeirinha se rasga, os pedidos se realizam.
As fogueiras
A fogueira em homenagem a Santo Antonio é quadrada
A fogueira em homenagem a São João é redonda
A fogueira em homenagem a São Pedro é triangular.
Gastronomia - Como festa ligada às colheitas, segundo autores, não poderia faltar à mesa
do Ciclo junino uma culinária específica: canjica, batata doce assada, pé-de-moleque, rapadura, pinhão pipoca, pão-de-ló, pão de milho e bolo, quentão de vinho, de cachaça.
Trajes – É usada a pilcha gaúcha ou cola fina
Atividades que podem ser realizadas:
- Dramatização das lendas; Teatro de fantoches; brincadeiras: Dança da batata : o casal que conseguir dançar uma música inteira equilibrando uma batata entre as duas testas ganha uma prenda, corrida do saco, Pau de sebo, corrida do casal, dança do bastão, cadeia, correio do coração, dança das cadeiras, corrida da colher, meia canha, polca de relação entre outras brincadeiras. Pular a fogueira, etc.
Musicas – Musica gaúcha, nativa e religiosa.
Literatura Oral – Quadrinhas juninas
Santo Antonio me case já
Enquanto sou moça e viva.
Porque milho plantado tarde,
Não dá palha nem espiga!
Meu Santo Antonio
Eu te dou um vintém
Se me mandares
A moça que eu quero bem.
Santo Antonio de Lisboa
Feito de pinho de lei,
O bom santo, me perdoa
Os beijos que ainda não dei.
Quem milagres quer achar
Contra os males e o demônio
Busque logo Santo Antonio
Que só o há de encontrar.
Meu querido Santo Antonio
Feito de nó de pinho
Arranje-me um casamento
Com um moço bem bonitinho
Eis os Santos juninos
Santo Antonio
Nasceu em Lisboa a 15 de agosto de 1195, chamado Fernando de Bulhões. Aos 15 anos, ingressava no mosteiro de Santa Cruz, dos cônegos regulares de Santo Agostinho. Optou, mais tarde pela Ordem dos Irmãos menores de São Francisco. Inteligente ótimo orador, lecionou Teologia em Bolonha, Toulouse, Montpelier e Pádua, pregando em várias regiões francesas como a Provença. Languedoc e Paris a platéias quase sempre com mais de 30 mil pessoas. Morreu jovem, aos 36 anos, no Convento de Ana Coeli na mesma cidade italiana, onde seria canonizado 11 meses depois, mais precisamente no dia 13 de junho de 1231, em Pádua. A festa passou, então a ser celebrada nesta data.
Santo Antonio procurou combater tudo que prejudicasse a estrutura familiar, podendo ser considerado o padroeiro das mulheres, pois jamais aceitou a inferiorização do papel feminino no casamento e a deturpação dos valores humanos. No passado, Santo Antônio era vítima das mocinhas casadouras. Caso não arranjassem logo um marido, colocavam o santo, amarrado de cabeça para baixo, nos poços, baldes,... retiravam-no do altar até o santo arranjar logo um pretendente ao matrimônio. As igrejas católicas, no dia do Santo Padroeiro, costumam distribuir pãezinhos bentos aos fiéis após a missa.
|